Postagens mais visitadas

terça-feira, 24 de março de 2015

Lucas-O Evangelho de Jesus.

Lucas - O Evangelho de Jesus, O Homem Perfeito (Livro de apoio do 2º Trimestre/2015)

Evangelho de Lucas, Jesus, O Homem

Introdução:
O livro de Lucas é o evangelho mais detalhado, mais minucioso, que narra tudo desde o princípio revelações mais profundas dAquele que é desde o Princípio Jesus.
Lucas não foi um discípulo da escola apostólica. Ele era gentio. Lucas escreve o evangelho baseando-se em pesquisas nos demais evangelhos e entrevistas com os que viveram com Jesus.
Em Lucas 1:1-4, está a explicação do por quê o livro foi escrito Era necessário ao Espírito.
Na saudação ele fala de Teófilo, que quer dizer Excelente o livro foi escrito aos excelentes, aos fiéis, aos amigos dO Senhor.

Finalidade:
Para que os excelentes tenham plena certeza das verdades em estão sendo ensinados. (Lucas 1:4)

Considerações sobre o livro:

a] Lucas apresenta Jesus como O Homem, O Filho dO Homem; então quando lermos o livro devemos ver em Jesus o homem, sujeito a tudo em que toso homem está, porém, vencendo a carne, para ser perfeito e ser oferecido sem pecado, para o perdão da humanidade. Quando o Adão peca, trouxe sobre sua cabeça o juízo de morte que estava decretado, mas Jesus se oferece para morrer em seu lugar, para que o homem não morresse pecador, então Ele sendo Deus, se faz homem, porém sem pecado, para morrer sem pecado em lugar de Adão, e assim vencer a morte. E foi o que fez.

b] O livro por apresentar Jesus como homem, como ser humano, traz a sua genealogia no capítulo 3:23-38;

c] O livro foi escrito aos gregos. Um povo terrivelmente idólatra, mas muito estudioso e quando foi-lhes apresentado O Jesus Salvador, buscava nas escrituras para saber se era realmente verdade tudo o que ouviam. Paulo fala que os que fazem isto são mais excelentes. Os gregos cultuavam os homens, a sabedoria... toda a mitologia que ainda hoje se ouve falar é de origem grega. Por esse motivo, também, Jesus é apresentado como homem, porém filho dO Homem (Deus);

d] Jesus é apresentado aqui como homem, O Filho do Homem. Ezequiel no capítulo 2 narra também uma visão que teve do Senhor e o apresenta como um ser que tinha quatro faces - Homem, leão, bezerro e águia e o significado disto é que Jesus se fez homem, mas Ele é O Rei, Ele é O Bezerro (ou cordeiro) do sacrifício e a águia, apresenta-o como O Filho de Deus.

e] Quando as tribos no deserto, antes de entrarem em Canaã, acampavam-se ao redor do Tabernáculo, três tribos ficavam do lado esquerdo: Naftali, Aser e Dã. O homem, O Filho amado dO Pai. Que está perto do coração dO Pai.

f] Quando Naftali nasce, sua mãe, Lia, profere estas palavras: “com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logro prevalecer” Jesus era homem e precisava vencer o pecado para se apresentar puro. A carne é a irmã do espírito e as duas lutam constantemente, mas o espírito prevalece. (Gen 30:8);

g] De Aser temos estes versículos maravilhosos, profetizando sobre O Senhor Jesus homem:
Gen 30:13 - As palavras de sua mãe: “É a minha felicidade! Porque as filhas me terão por venturosa” . São as mesmas palavras de Maria em Lucas 1:48;
Gen 49:20 - A bênção de Jacó “Aser, o seu pão será abundante, e ele motivará delícias reais.” É o pão vivo que desceu do céu e se fez homem;
Deut 33:24-25 - A bênção de Moisés “De Aser disse: Bendito seja Aser entre os filhos de Jacó, agrade a seus irmãos, e banhe de azeito o seu pé. Sejam de ferro e de bronze os seus ferrolhos, e como os teus dias durará a tua paz.” Agrade a seus irmãos - na sua morte nos trouxe alegria. Aser quer dizer felicidade - é a felicidade do servo, da igreja fiel. Banhar de azeito - derramar do Seu Espírito Santo. Ferro e bronze - Juízos e justiça dO Senhor. Como os teus dias durará a tua paz - Eu vos dou a paz... eterna.

h] Dã significa Justiça, Deus me julgou (Gen 30:6) Mas por causa do Sangue de Jesus, no dia do juízo alcançaremos misericórdia, e nos fará entrar as Sua habitação, na casa dO Pai.
Gen 49:16 e 18 - A bênção de Jacó sobre Dã “Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. A tua habitação espero, ó Senhor!”.

i] Então leremos o livro observando o Filho de Deus que se fez homem, para pagar o preço do pecado no lugar do homem.

Observações:

1.Na passagem dos pastores, não é narrado como em Mateus o encontro deles com Herodes;
2.Os gregos tinham muitos deuses. Se Jesus fosse apresentado como Deus, para eles seria apenas mais um entre tantos outros. Mas ao apresenta-lo como homem, mas um homem diferente, especial, superior, cheio do Espírito Santo, era de despertar-lhes a curiosidade e atençã
3.Os gregos também buscavam a perfeição, buscavam o conhecimento, por isso Lucas escreve aos excelentes (ou aos que querem ser perfeitos).

 Fonte: http://www.renatobromochenkel.com.br/


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/02/revista-do-2-trimestre-2015-cpad.html#ixzz3VL67EAFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário