Postagens mais visitadas

domingo, 12 de abril de 2015

A INFÂNCIA DE JESUS

LIÇÃO 3

TEXTO ÁUREO

"E crescia jesus em sabedoria e estatura,e em graça para com Deus e os homens."(Lc 2.52).

VERDADE PRÁTICA

Crescer de forma integral e uniforme,como Jesus cresceu,deve ser o alvo de todo cristão.


Na nossa próxima lição estudaremos sobre a infância de Jesus,veremos o crescimento físico,social,o desenvolvimento cognitivo e como se deu o desenvolvimento espiritual de Jesus.

Além de Lucas 2:41-52, a Bíblia não nos diz nada sobre a juventude de Jesus. No entanto, esse incidente nos ensina algumas coisas sobre a Sua infância. Primeiro, Ele era filho de pais muito devotos a seus rituais religiosos. Como exigido pela sua fé, José e Maria faziam a sua peregrinação anual a Jerusalém para a festa da Páscoa. Além disso, eles trouxeram seu filho de 12 anos para comemorar a Sua primeira festa em preparação ao Seu bar mitzvá aos 13 anos, quando os meninos judeus comemoravam a sua passagem à idade adulta. Aqui vemos um típico menino de uma família típica daquela época.

Vemos também nessa história que a permanência de Jesus no templo não era nem maliciosa nem desobediente, mas um resultado natural de saber que tinha a tarefa de cuidar dos interesses do Pai. O fato de que Ele estava surpreendendo os professores do templo com a Sua sabedoria e conhecimento fala de Suas habilidades extraordinárias, enquanto que Sua escuta e perguntas aos anciãos mostram que era absolutamente respeitoso, assumindo o papel de um estudante, assim como era apropriado para uma criança da Sua idade.

Desta ocasião ao Seu batismo aos 30 anos, tudo o que sabemos da juventude de Jesus foi que Ele deixou Jerusalém e voltou para Nazaré com Seus pais e "era-lhes obediente" (Lucas 2:51). Ele cumpriu o Seu dever para com os Seus pais terrenos em submissão ao quinto mandamento, uma parte essencial da perfeita obediência à lei de Moisés que Jesus executou em nosso favor. Além disso, sabemos apenas que "Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens" (Lucas 2:52).

Nenhum comentário:

Postar um comentário